Parques e academias ao ar livre são opções para o feriado em Mauá

parques

Parques e academias ao ar livre são opções para o feriado em Mauá

Para quem pretende ficar na cidade neste Feriado da Independência do Brasil pode aproveitar para curtir momentos que relaxam o corpo e a mente. Em Mauá, as opções são os parques municipais e as Academias ao Ar Livre, algumas inclusive inauguradas recentemente.

No Parque do Guapituba, além do ar puro, o visitante conta com pistas para caminhada, corrida, área para exercícios e recreação, tudo em meio a animais e plantas nativas da Mata Atlântica.

O Parque Guapituba, cujo nome oficial é Parque Ecológico Alfredo Klinkert  Júnior,  foi inaugurado em 1996 em área de proteção ambiental, já que guarda diversos espécimes de Mata Atlântica. Tem uma área de 536.760 m², às margens da avenida Capitão João, 3220, em frente à Estação de Trem do Jardim Guapituba, na linha D, que liga a Capital à vila histórica de Paranapiacaba.

Já do outro lado da cidade, temos o Parque da Gruta Santa Luzia. Projetado pelo famoso paisagista Burle Marx, o parque é um convite para relaxar, descansar e quem sabe até fazer um piquenique.

O local abriga várias nascentes, inclusive a do rio Tamanduateí, despoluída recentemente pela Prefeitura e Foz do Brasil. No local podem ser vistos pequenos peixes, conhecidos como guaruzinhos e pitus.

As nascentes estão localizadas em Áreas de Proteção Ambiental (APAs), protegidas por lei federal, cercadas de Mata Atlântica, portanto, se trata de Área Especial de Interesse Ambiental (AEIA).

No Parque da Gruta, os visitantes encontram animais silvestres, lagos e trilhas, além de áreas para a prática de exercícios, corrida e caminhada e locais para descanso e descontração.

O Parque está localizado à rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600, entre o Jardim Itapeva e Jardim Adelina. O telefone é 4578-5711.

Os parques têm rondas permanentes da Guarda Civil Municipal.

Academias ao Ar Livre – Outra opção é cuidar da saúde indo até uma das Academias ao Ar Livre espalhadas pela cidade. Cada academia conta com um total de 13 equipamentos que, juntos, trabalham todos os grupos musculares do corpo. Neste ano, já foram inaugurados duas academias: nos jardins Lisboa e Zaíra. Com mais estes dois espaços entregues, Mauá passa a contar com um total de 14 academias. A previsão é que até o final deste ano a Prefeitura entregue mais quatro academias, totalizando 18. Os próximos bairros contemplados serão os jardins Primavera, Sônia e Silvia Maria, Santa Lídia e Vila Mercedes. Procure a mais próxima da sua residência e aproveite o feriado para se exercitar.

E para quem gosta de teatro, o SESI Mauá apresenta sábado, às 20h, e domingo, às 19h, a comédia Antessala, da Dupla Companhia. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela internet, no site www.sesisp.org.br/meu-sesi ou uma hora antes do espetáculo na bilheteria do teatro (Av. Presidente Castelo Branco, 237, Jd. Zaíra). O telefone é 4542-8977.