Encontro de cultura urbana movimenta Mauá no fim de semana

26_08_2014_14_19_34

Encontro de cultura urbana movimenta Mauá no fim de semana

No sábado também houve o lançamento da Ópera do Hip-Hop, que terá estreia em dezembro, mas já está sendo trabalhada

Centenas de jovens se reuniram no Teatro Municipal e na Pista de Skate do Paço no fim de semana para as atividades do 2º Encontro de Cultura Urbana.  Basquete, Bboys, muito hip-hop, rap e campeonato de skate deram o tom no sábado e no domingo. A exposição “O que é Cultura Urbana” utilizou materiais de divulgação de diversas atividades para resgatar a história do movimento na cidade, além de apresentar materiais e utensílios utilizados.

Várias atividades reuniram muitos alunos das Oficinas Culturais da cidade.

“Vamos articular essa garotada de todas as linguagens do hip-hop, pois Mauá é um celeiro de talentos. Queremos fortalecer e criar espaço para essa expressão” afirma Waldir Luiz da Silva, secretário de Cultura, Esportes e Lazer, ao informar que está sendo preparado um local para criação da Casa do Hip-Hop. “O encontro é a semente do Parque da Juventude, que logo implantaremos para atender este importante segmento da sociedade,” completa Waldir.

“A Cultura Urbana reúne atividades culturais e desportivas que refletem a ideologia social e o ambiente da periferia,” explica Sérgio Pires, coordenador de cultura do município.

O ponto alto do primeiro dia do Encontro foi a roda de conversa com Nelson Triunfo, considerado o principal precursor do hip-hop no país.  “Temos de identificar as vocações e anseios dos jovens diretamente na sua comunidade. Encontrar formas de envolver e cativar para permitir as práticas cotidianas e garantir espaços para essas linguagens,” afirmou Triunfo.  Comentando o movimento Cultura Urbana em Mauá, ele destacou que “está no caminho certo, pois o mais importante é a continuidade que foi dada ao trabalho. Os movimentos sociais têm de ser legitimados para que não sejam interrompidos, e isto aconteceu em Mauá.”

No sábado também houve o lançamento da Ópera do Hip-Hop, que terá estréia em dezembro, mas já está sendo trabalhada e conta com diversas atividades formativas programadas para os próximos meses.

No domingo (24),  a programação continuou na Pista de Skate ao lado do Paço Municipal, durante todo o dia. Entre as atrações, o público se divertiu acompanhando campeonato de skate, apresentação de slack line, campeonato de free style, shows de bandas de rap e rock, além de grafitagem. Tendas das Secretarias de Saúde, Trabalho e Renda, Cultura, Esportes e Lazer e do Conselho Municipal da Juventude apresentavam políticas públicas voltadas à juventude.

Todas as atividades do evento foram gratuitas e abertas ao público. O 2º Encontro de Cultura Urbana foi realizado em parceria com o SESC. Veja abaixo o álbum com fotos dos dois dias de evento.

Created with flickr slideshow.