Dia Mundial do Idoso é comemorado em Mauá com Torneio Beneficente

Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer

diadoidoso

Dia Mundial do Idoso é comemorado em Mauá com Torneio Beneficente

Nesta quinta-feira (1º de outubro), é o Dia Mundial do Idoso. E para celebrar a data, a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer promoveu o 1º Torneio Beneficente da Melhor Idade, no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel. Os cerca de 300 inscritos competiram nas modalidades de Voleibol Adaptado, Tranca e Dominó. Ao todo seis cidades participaram do evento: Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santa Isabel, Guarulhos e São Paulo.

Por se tratar de um evento beneficente, os atletas doaram brinquedos que serão distribuídos para as crianças de Mauá no próximo dia 12, data em que se comemora o Dia das Crianças.

O prefeito Donisete Braga acompanhou a abertura do evento e saudou os participantes pela data. “Vocês são um grande exemplo de vida e alegria. Desejo que tenham um dia muito feliz. Parabéns pelo Dia do Idoso e pela iniciativa de estarem aqui. Ficamos muito honrados com a presença de todos”, declarou.

A Miss Simpatia de Guarulhos fez jus ao título e animou a arquibancada. “Isso aqui para nós é uma grande confraternização, disputamos também mas nos divertimos mais e isso que importa”, disse Eliane Melo, 60 anos, integrante da equipe de Voleibol Adaptado de Guarulhos.

 

Melhor Idade em Mauá - A Prefeitura de Mauá, por meio de diversas secretarias, realiza uma série de ações que visam beneficiar e atender o público da 3º Idade.
Saiba mais:

Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é ofertado o SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos em situação de vulnerabilidade social. Neste aspecto, são organizadas atividades como aulas de dança, ginástica e trabalhos manuais. Ainda que não sejam voltadas exclusivamente aos idosos, essas ações são frequentadas na maior parte por esse público.

Nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é ofertado o atendimento aos idosos com seus direitos violados.

Na Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) são atendidos os idosos encaminhados pelo CREAS devido ao risco social e ao rompimento de vínculos familiares.

Participação do Programa Amigo do Idoso, atualmente realizando diagnóstico para obtenção do Selo Município Amigo do Idoso.
A Secretaria da Saúde desenvolve o programa Mauá de Bem com a Vida. É uma estratégia de governo para levar ações de promoção da saúde à população, enquadrada aos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), compostos por aproximadamente 50 profissionais, entre eles, educador físico, educador social, psicólogo, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. A média de idade dos participantes do programa é de 60 anos, sendo que predominam mulheres (80%).

O projeto está em todas as 23 unidades básicas de saúde, nos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no CEU das Artes e no Hospital Nardini por meio da ginástica laboral.

Além disso, o Mauá de Bem com a Vida desenvolve ioga, grupo de coluna, shantala, gestantes e atividades físicas (caminhada, dança, Zumba, ginástica – com e sem equipamentos – e vôlei adaptado). Nas Unidades de Saúde, os profissionais também realizam grupos de integração com atividades lúdicas, como artesanato, para colaborar no tratamento de doenças como depressão, hipertensão, diabetes e outras.
A Secretaria de Segurança Pública está organizando uma atividade em conjunto com as polícias Civil e Militar dirigida aos idosos. A intenção é informar sobre as medidas de prevenção à violência e criminalidade, orientando, por exemplo, as formas de prevenir os furtos e roubos quando recebem o salário de aposentadoria, conhecido como ‘saidinha de banco.’ A ação de prevenção já conta com câmeras de monitoramento nas regiões que concentram as agências bancárias na cidade.
Já a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer oferece aulas gratuitas de atividades esportivas e de diversas artes. A modalidade esportiva que atende exclusivamente aos idosos é o vôlei adaptado para a terceira idade. Seus jogadores participam regularmente de competições representando a cidade. Outras modalidades esportivas com grande número de idosos inscritos: Ginástica, Tai Chi Chuan e Hidroginástica. A Zumba também faz sucesso entre os idosos.

Mauá realiza anualmente os Jogos Municipais do Idoso (JOMI). Em 2015 foram 620 atletas participando em dez modalidades: dominó, tranca, tênis de mesa, truco, dama, voleibol adaptado, malha, bocha, atletismo e natação. A Prefeitura de Mauá levou, também em 2015, seus atletas da 3º idade para participarem dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), que neste ano foram realizados na Praia Grande. Com uma equipe de 58 atletas, a delegação mauaense competiu em  11 modalidades: atletismo, bocha mista, buraco, dominó, natação, malha misto, tênis de mesa, vôlei adaptado, truco misto, xadrez e tênis de campo.

Nas Oficinas Culturais, a secretaria oferece aulas de música, dança, teatro e outras. Ainda que não tenham turmas voltadas exclusivamente para eles, os idosos participam em peso das aulas de música — principalmente de viola caipira, sanfona e violão –, e das de dança de salão.
Além disso, Mauá concede isenção na Zona Azul para os idosos, benefício estendido aos motoristas com mais de 60 anos e válido para todos os bairros, e o Cartão SIM Sênior, que está substituindo as antigas carteirinhas de gratuidade. O cartão é emitido pela Bus Fácil, empresa que controla a bilhetagem na cidade, e garante o embarque facilitado nos ônibus municipais e terminais, sem constrangimento ou atrasos.